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E.E.I.F. VALENTINO REDIVO - UNIDADE BRUNA FATTORI (PESQUISA E ATENDIMENTO AO AUTISMO)

A Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Valentino Redivo - Centro de Desenvolvimento ao Autimo Bruna Fattori destina-se ao atendimento educacional de crianças e adolescentes com  TEA (transtorno do Espectro Autista).  

Crianças e jovens frequentam aulas e recebem atendimento especializado, onde se tornam cada vez mais independentes e aptos ao convívio social. A atuação educacional  é baseada no método TEACCH (Tratamento e Educação para Crianças Autistas e com Distúrbios Correlatos da Comunicação).

INTERVENÇÃO PRECOCE

A intervenção precoce no autismo está sendo possível graças a sua identificação, através de diagnóstico, cada vez mais cedo, a partir dos 18 meses de idade. A identificação tem sido feita com base em dificuldades específicas na orientação para estímulos sociais, contato ocular social, atenção compartilhada, imitação motora e jogo simbólico.

Os elementos comuns de nossos programas são: currículo abrangendo cinco áreas de habilidades (prestar atenção a elementos do ambiente, imitação, compreensão e uso da linguagem, jogo apropriado com brinquedos e interação social), ambiente de ensino altamente favorecedor e estratégias para a generalização para ambientes naturais, programas estruturados e rotina, abordagem funcional para comportamentos considerados problemáticos.

A formulação e a adoção de um programa de intervenção precoce se dão sempre dentro de um referencial teórico que lhe dá coerência e organicidade. Dessa maneira, para melhor compreendê-lo e adotá-lo, é importante conhecer esse referencial.

MÉTODO TEACCH

O método TEACCH foi criado pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade da Carolina do Norte - EUA, na década de 60.

Este método visa o desenvolvimento integral da pessoa com autismo, priorizando a independência, comunicação e socialização.

A intervenção pedagógica com apoio do método TEACCH, baseia-se na adaptação do ambiente, facilitando a compreensão do aluno em relação ao seu local de atividades e ao que se espera dele.

O programa TEACCH é baseado em princípios da Análise aplicada do comportamento, utilizando adaptações curriculares adequados ao desenvolvimento da pessoa com autismo. O Objetivo do método TEACCH se define em:

  1. Ajustar a pessoa com autismo ao meio em que vive;

  2. Ensinar novas habilidades de forma correspondente;

  3. Usa abordagem baseada no visual;

  4. Oferece uma estrutura física adequada e adaptada a pessoa com autismo;

  5. Organiza as tarefas visualmente;

  6. Aproveita os pontos fortes e os interesses da pessoa com autismo desenvolvendo suas habilidades;

  7. Torna os conceitos concretos e visuais;

  8. Generaliza as habilidades para fora da sala de aula apoiando o convívio social e familiar;

  9. Sistematiza as mudanças;

  10. Programas são individualizados.

 

A estrutura da sala de aula é fundamental para o aluno com autismo.

 

O método TEACCH é essencial para o desenvolvimento do aluno com autismo, os procedimentos utilizados estruturam o comportamento e ajudam efetivamente as pessoas se organizarem no meio em que vivem, facilitando o inter-relacionamento e o desenvolvimento das atividades em sala de aula e nos atendimentos com equipe Interdisciplinar.

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