top of page

REABILITAÇÃO AUDITIVA

 Serviço de reabilitação auditiva da APRAESPI se encontra inserido no CER IV da Entidade (Centro Especializado em Reabilitação), credenciado pelo Ministério da Saúde.  Garante à Pessoa com deficiência o melhor uso possível do seu resíduo auditivo. Oferece à Pessoa com deficiência auditiva um processo de reabilitação que garante desde o diagnóstico da deficiência auditiva, seleção de AASI (Aparelho de Audição Sonoro Individual) e adaptação do AASI. Oferece acompanhamento periódico com monitoramento Audiológico da perda auditiva, através de exames semestrais, orientações, treino do manuseio do AASI e terapia fonoaudiológica para as crianças e bebês, visando o melhor desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem.

O serviço disponibiliza atendimento para pacientes sem limite de idade. Sendo um Serviço de Alta Complexidade, atende também pacientes com deficiência auditiva com Afecções Associadas (neurológica, psicológica, síndromes genéticas, cegueira, visão subnormal), perdas auditivas unilaterais, e para pacientes referenciados dos serviços de menor complexidade.

A Apraespi, através de portaria ministerial, está fornecendo Sistema FM (Sistema de Frequência Modula Pessoal), para pacientes entre 5 e 17 anos de idade, que já estejam protetizados e devidamente matriculados no Ensino Fundamental I ou II e (ou) Ensino Médio. Este sistema ajuda enormemente à criança na escola, dado que recebe a mensagem do professor diretamente nas seus ouvidos, evitando o ruído ambiental.

A Entidade realiza também Prevenção da deficiência Auditiva através do PTANU (Programa de Triagem Auditiva Neonatal Universal). Este programa está disponível para os municípios de Ribeirão Pires, Santo André, Mauá e Rio Grande da Serra.

bottom of page