top of page

COPAR

Centro Ocupacional e Profissionalizante Adélia Redivo (COPAR). É a primeira Escola de Ensino Profissionalizante Básico reconhecida no País. Fundado em 30/04/1983 e autorizado pela Secretaria Estadual de Educação sob nº. 897/88, o COPAR presta atendimentos educacionais a adolescentes e adultos com deficiência e distúrbios de aprendizagem, visando o desenvolvimento de suas potencialidades e o pleno exercício de sua cidadania.

 

O COPAR atende atualmente 250 jovens e adultos, a partir de 14 anos de idade até a idade adulta das 8 às 17hrs, oferecendo os seguintes Níveis de Ensino:

NÍVEIS DE ENSINO

FUNDAMENTAL

O Ensino Fundamental é dividido em dois Ciclos, Ciclo I Fases I e II / Ciclo II Fases III e IV. O COPAR atende os alunos nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Oferecendo Matriz Curricular obrigatória prevista na LDB e também desenvolvendo projetos curriculares, onde os alunos possam vivenciar os conteúdos de forma prática e prazerosa, visando o desenvolvimento integral dos alunos, garantindo o acesso, permanência e sucesso na escola e encaminhando-os para dar prosseguimento aos estudos em outra escola do Sistema Educacional.

FUNDAMENTAL MODALIDADE JOVENS E ADULTOS

O Programa de Ensino Fundamental Modalidade de Jovens e Adultos é dividido em Ciclo I e Ciclo II para adolescentes e adultos. A modalidade de ensino é destinada a aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental, tendo como objetivo a formação básica do cidadão. A partir de 2005, o trabalho em sala de aula passou a ser realizado por equipe interdisciplinar, Educação Cognitiva e Projeto de Linguagem, com a presença de pedagogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicólogos.

ENSINO FUNDAMENTAL

ADAPTADO

Este programa é realizado conforme  Matriz Curricular obrigatória, oferecendo formas alternativas de educação escolar para alunos com dificuldades cognitivas utilizando currículos adaptados e funcionais, trabalhando os conteúdos de acordo com as necessidades dos usuários, objetivando além da formação acadêmica a melhoria da qualidade de vida, proporcionando deste modo uma formação integral de acordo com suas potencialidades.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 

ETAPA 1 -  Esta etapa consiste em oferecer maior variedade e experiência de trabalho em atividades práticas, complementares e acadêmicas. Desta forma, o aprendiz pode através de suas vivências e interesse, potencializar o desenvolvimento de suas capacidades para o trabalho.

ETAPA 2 - Esta etapa tem como objetivo qualificar a mão de obra do aprendiz para o emprego - mercado de trabalho.

bottom of page