REABILITAÇÃO INTELECTUAL
Serviços de Referência em Habilitação e Reabilitação Neurossensorial do Ministério da Saúde.
Estimulação Neuropsicossensorial
O objetivo da Estimulação Neuropsicossensorial visa, de forma harmoniosa, o Desenvolvimento Cognitivo e Emocional, tendo como principal finalidade proporcionar e fornecer ferramentas psicológicas que permitam maximizar as Capacidades.
Capacidades de:
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Aprender a Aprender;
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Aprender a Pensar e Refletir;
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Aprender a Transferir e a Generalizar Conhecimentos; e
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Aprender a Estudar e a Comunicar, muito mais do que a Memorizar e Reproduzir informações.
Atendimento oferecido - SUS
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Eletroencefalografia
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Enfermagem
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Fisiatria
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Fisioterapia
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Fonoaudiologia
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Neurologia
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Nutricionista
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Oftalmologia
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Ortopedia
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Ortorrinolaringologia
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Psicopedagogia
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Psicologia
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Psiquiatria
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Terapia Ocupacional
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Serviço Social
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Dança
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Musicoterapia
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Teatro
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Educação Física
Diagnóstico
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Autismo Atípico;
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Autismo Infantil;
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Encefalopatia Crônica Não Progressiva;
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Deficiências Múltiplas;
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Deficiência Intelectual;
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Hiperatividade;
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Síndrome de Asperger;
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Síndrome de Down;
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Síndrome de X-Frágil;
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Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, e outras.
Equipe Técnica Especializada*
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Fisioterapeutas
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Fonoaudiólogos
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Psicólogos
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Terapeutas Ocupacionais
* Trabalhando dentro das Unidades.
Estratégia/Recurso/Execução
Atendimentos
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Todos os Usuários das três Unidades são atendidos em Sala de Aula junto com a Professora.
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Quando necessário o atendimento é feito individualmente ou em duplas.
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Quando necessário se faz grupos maiores a fim de trabalhar assuntos comuns.
Prontuário
É obrigatória a Leitura do Prontuário do Usuário para se tomar conhecimento de suas dificuldades, patologias, alimentação e outros cuidados especiais, a fim de programar o atendimento, seja ele individual ou em Sala/Grupo, e marcar o primeiro encontro com a Família.
Equipe Multiprofissional
O trabalho da Equipe Multiprofissional é buscar melhores formas de Ensinar, Aprender e Adaptar o Usuário na Sociedade.
A Equipe Multiprofissional com seu amplo conhecimento de diferentes Modelos, Teorias, Métodos de Avaliação, Planejamento, Conhecimento de Base Neurobiológica do Comportamento Psicoeducacional e de Reabilitação Cognitiva (nossa linha de trabalho), realiza um Trabalho de Prevenção, Habilitação e Reabilitação no Processo de Ensino e Aprendizagem para Crianças, Adolescentes e Adultos com Déficit Cognitivo e outras Patologias.
Projetos
A APRAESPI trabalha com programas especialmente elaborados por faixa etária para o tratamento de pessoas com Deficiência Intelectual, Síndromes e/ou outras Patologias.
Projetos Especialmente Elaborados para atender as dificuldades dos Usuários
Fonoaudiologia
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O Brincar
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Jogos das Letras
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Expressividade
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Soletrando
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Contador de Estórias
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Leitura Itinerante
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Projeto de Linguagem
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Treinamento Auditivo
Psicologia
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Terapia Cognitiva Individual
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Equipe Interdisciplinar em Sala de Aula
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Orientação Sexual para Adolescentes em Grupos
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Pais e a Sexualidade do Filho
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Acompanhamento Psicológico em Grupos
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Drogas – Informar para Prevenir
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Orientação Profissional
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Psicoeducação Familiar em Grupo através do Brinquedo
Psicologia
O Psicólogo é um profissional que busca identificar os problemas relacionados ao Comportamento e as Emoções e, por meio de intervenções, visa Amenizar as Angústias que afligem o Ser Humano promovendo assim, a Saúde Mental.
Trabalhos Realizados
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Diagnosticar Distúrbios Psicológicos e Comportamentais que afetem negativamente o dia a dia das pessoas;
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Intervir na Modificação de Comportamentos Desviantes;
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Ajudar na Recuperação do Equilíbrio Emocional;
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Realizar o Atendimento Psicoterápico Individual ou em Grupo;
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Atuar junto a Equipe Multiprofissional para melhor compreender os Fatores Emocionais que intervêm na Saúde Geral do Indivíduo;
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Atuar como facilitador no Processo de Integração e Adaptação do Indivíduo em diversas situações; e
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Dar orientação Familiar, Individual e em Equipe.
Fonoaudiologia
A Fonoaudiologia é uma ciência que tem como objetivo de estudo a Comunicação Humana no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças.
Atuação
As áreas de atuação dos profissionais estão relacionadas com a Audição, Cognição, Linguagem Oral e Escrita, Fala, Fluência, Voz, Funções Orofaciais e Deglutição.
Trabalhos Realizados
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Atuar junto a Equipe Multiprofissional;
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Intervir nos Distúrbios de Comunicação Oral e Escrita;
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Aprimorar Habilidades Auditivas;
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Estimulação Precoce;
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Adequação das Funções Orais e Musculatura Orofacial; e
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Orientação dos Pais ou Responsáveis, Professores e Cuidadores.
Terapeuta Ocupacional
O Terapeuta Ocupacional é um profissional da Área da Saúde que visa Adequar as Capacidades Físicas, Mentais e Sociais do Indivíduo de acordo com o seu contexto, onde é utilizado como Objeto de Estudo o Fazer Humano e a Análise da Atividade.
Trabalhos Realizados
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Avaliar o Paciente na realização das atividades de acordo com o seu Contexto, Capacidade Física e Cognitiva;
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Realizar um Plano Terapêutico com os objetivos a serem alcançados durante o tratamento;
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Realizar Treino de Atividades de Vida Diária (A. V. D`s e A. V. P`s) para melhorar o Desempenho Funcional;
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Auxiliar na aquisição das Habilidades Motoras e Cognitivas de acordo com o seu Contexto e Capacidades;
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Favorecer e Incentivar a Autonomia e Independência;
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Indicar e Confeccionar Orteses e Adaptações necessárias;
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Estimular o Convívio Social e Atividades de Lazer; e
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Orientar os responsáveis, Familiares, Professores e Cuidadores.
Nutricionista
O Nutricionista é o profissional apto para Elaborar Cardápios de acordo com a necessidade fisiológica de cada indivíduo.
Funções do Nutricionista
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Identificar as Deficiências de Nutrientes de cada indivíduo para Prevenir, Promover e Recuperar a Saúde e o Estado Nutricional;
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Prescrever Suplementos Alimentares para as necessidades nutricionais de indivíduos que não têm uma ingestão adequada de nutrientes;
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Elaborar Dietas Específicas de acordo com as Patologias;
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Supervisionar a Dieta Enteral, e dar Orientações aos Familiares;
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Verificar qual o tipo de Consistência da Alimentação é adequada a cada deficiência, seja ela Física ou Mental;
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Orientar as mães desde a Gestação, Amamentação e Desmame de Crianças, e todos os passos da Alimentação Saudável Infantil;
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Fazer Atendimento Ambulatorial de Doenças Crônicas Não transmissíveis; e
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Promover a Educação Nutricional.
Enfermagem
O Serviço de Enfermagem na APRAESPI conta com uma Equipe composta por Enfermeiros, Auxiliares de Enfermagem e Cuidadores, que prestam cuidados direto no atendimento às principais necessidades básicas dos Usuários.
Trabalhos Realizados
Os trabalhos realizados na Enfermagem contam com a supervisão de Enfermeiros Responsáveis tais como:
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Administração de Medicamentos (com prescrição médica);
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Realização dos Primeiros Atendimentos (Urgência e Emergência);
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Curativos (com prescrição médica);
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Administração de Dietas (via oral ou entera);
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Proceder a Inalação (conforme prescrição médica);
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Sinais Vitais (Pressão Arterial, Temperatura, Pulso e Respiração);
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Esterilização de Materiais;
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Registro de qualquer interocorrência com o Usuário;
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Higiene Corporal, Banho e Troca de Fraldas;
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Higiene Bucal;
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Posicionar o Usuário de acordo com a Orientação Técnica recebida da Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional e Fonoaudióloga;
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Proceder a Estimulação Neurossensorial de acordo com a Orientação Técnica;
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Promover o bem estar do Usuário.
Trabalho de Equipe Interdisciplinar Realizado em sala de aula:
O trabalho de Equipe Interdisciplinar no contexto da Associação, justifica-se pela observação da necessidade de trabalhar junto ao professor de forma prática, as dificuldades motoras, de linguagem, comportamentos sociais, e cognitivos; que influem no desenvolvimento global do usuário.
Desta forma ocorre a unificação das metas, onde todos os profissionais envolvidos trabalham em conjunto, integrando seus conhecimentos em busca da Eficácia no atendimento ao usuário. A Equipe Interdisciplinar é formado pelos Profissionais da saúde Psicólogos, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e os profissionais da educação, Pedagogos (professores).
Psicomotricidade em Equipe Interdisciplinar:
Modalidade Terapêutica realizada com crianças, parte do pressuposto de uma integração físico/psíquica, entendendo que as dificuldades funcionais motoras podem trazer prejuízos emocionais, assim como perturbações psíquicas podem encontrar manifestações através de distúrbios psicomotores.
Portanto, em trabalho Terapêutico se faz necessário a fim de levar o usuário a buscar o auto-conhecimento de seu corpo, uma percepção mais apurada de si mesmo e do seu corpo, no mundo, com suas possibilidades, dificuldades e incapacidades Trabalho realizado em sala de aula por equipe Interdisciplinar.
Projeto de Linguagem em Equipe Interdisciplinar:
Realizado por fonoaudiologos tem como objetivo incentivar a ação do usuário no sentido de alcançar, através de esquemas e sensório motores, num nível de organização cognitiva necessária para a evolução de toda a atividade representativa, ou seja, o desenvolvimento cognitivo visto no sentido da construção do conhecimento por meio da linguagem. Trabalho realizado em sala de aula por Equipe Interdisciplinar.
Treinamento Auditivo em Equipe Interdisciplinar:
Trabalho pioneiro realizado em sala de aula, tem como objetivo estimular as habilidades auditivas e a linguagem. Treinar a percepção auditiva relacionada com a fala, a linguagem, a audição a leitura e outras funções do sistema nervoso Central. Trabalhar juntamente com a família e professores, que são de grande valia para o processo de aprendizagem, visando modificações físicas no ambiente de estudo, ensino ou atitudes específicas dos pais e professores.
Educação Cognitiva em Equipe Interdisciplinar:
Educação cognitiva é um trabalho realizado em sala de aula pela Equipe Interdisciplinar formado pelos profissionais da saúde e da educação. A aplicação da Educação Cognitiva no currículo é uma oportunidade de desenvolver e maximizar os processos de captação, integração, elaboração e expressão de informações. A educação cognitiva não ensina conteúdos disciplinares mas é de fundamental importância para que os alunos melhorem o desempenho nas matérias escolares. São inúmeros os benefícios, das Técnicas cognitivas para a Educação:
Melhora a motivação para a aprendizagem;
Facilita as relações interpessoais;
Fornece os pré- requisitos necessários para tirar proveito de todas as situações de aprendizagem;
Otimiza a capacidade de aprender;
Realiza transferência das competências aprendidas previamente.
Esse trabalho fornece ferramentas psicológicas que permitem maximizar a capacidade de aprender a aprender, de aprender a pensar e a refletir, de aprender a transferir e a generalizar conhecimentos de aprender a estudar e a comunicar, muito mais do que a memorizar e reproduzir informações.
Grupo de Orientação e Convívio Familiar em Equipe Interdisciplinar:
É um trabalho que tem como meta a estruturação emocional da família com a chegada de uma criança portadora de alguma deficiência. A dinâmica e a harmonia familiar são prejudicadas, gerando sentimentos de inconformismo, incompetência, insegurança, e portanto se faz necessário um trabalho de grupo de orientação e convívio familiar com o objetivo de propiciar estimulação psico-social centrado no lúdico e o mais precocemente possível, à criança de 0 a 6 anos, dando subsídios as famílias para se tornarem o principal agente de desenvolvimento de seus filhos, envolvendo a família em todas as atividades lúdicos, aceitando e reconhecendo a importância dos vínculos familiares para o desenvolvimento saudável da criança, nas perspectivas de sua inclusão social.