top of page
Buscar
  • Foto do escritorAPRAESPI

Lair questiona cobrança de 10% pelo Estado em vagas da educação especial

Atualmente, a Secretaria de Educação exige das escolas especiais conveniadas contrapartida de10% de vagas do convênio


A APRAESPI, através de sua superintendente Lair Moura, lançou uma Campanha cobrando do governo do Estado de São Paulo a dispensa do pagamento de 10% nas vagas que oferecem em educação básica especializada a crianças e jovens com deficiência. Atualmente, a Secretaria Estadual de Educação exige das escolas conveniadas – entre elas, a APRAESPI, as APAEs, AMAs e a AACD – a chamada contrapartida.


Essa contrapartida obriga as entidades a arcarem com o custeio de 10% das vagas escolares disponibilizadas no convênio.


Para a superintendente Lair Moura, mentora da Campanha e advogada de ofício, a contrapartida exigida pelo governo de São Paulo contraria a Constituição Federal.


APRAESPI
“A educação básica especializada é um direito do Cidadão e dever do Estado”, justifica Lair

“A educação é um direito do cidadão e um dever do Estado. A lei que regulamenta a verba da educação para as escolas conveniadas prevê que o recurso deva ser repassado integralmente”, comenta Lair Moura, referindo-se ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), que financia o acesso à educação especializada básica, que é obrigatória no Brasil.

Essa contrapartida nos convênios com a Secretaria Estadual de Educação tem agravado a já complicada situação financeira das instituições filantrópicas de ensino.


“Ao exigir essa contrapartida, o governo estadual enfraquece a atuação da Apraespi e das Apaes. A Secretaria de Educação de São Paulo tem as Escolas Filantrópicas como suas grandes parceiras, é através delas que o Estado consegue garantir esse direito constitucional”, completa Lair.


A APRAESPI enviou um ofício ao secretário de Educação do Estado de São Paulo, Dr. Rossieli Soares da Silva, requerendo providências para acabar com a exigência da cobrança de 10%.

225 visualizações0 comentário
bottom of page